Foco e qualidade de vida
Fui uma praticante não muito assídua às “aulas” de yoga. Mas tive muitos aprendizados, e um deles foi sendo construído mais ou menos assim: “ Escolha um ponto de referência à sua frente, que não seja móvel, fixe o olhar nele e levante o joelho direito, mantendo o equilíbrio…
Poxa, que legal, eu fui aprendendo que quanto mais eu fixava o olhar num ponto, sem me deixar distrair por outras coisas acontecendo ao redor, como algum colega que estava se desequilibrando, ou um barulho lá fora, mais eu conseguia manter o equilíbrio e a imobilidade. Conseguia até ampliar para outras posições mais difíceis, quando mantinha o olhar no ponto fixo. Evolução!
Hoje, quando começo a fazer uma atividade e lembro de outra, o que não é raro, procuro resgatar aquele estado de concentração. Falo para mim mesma: termine isso e depois inicie outra coisa!
Não é tarefa fácil diante de tantos pensamentos e estímulos, luzinhas piscando na base da tela do computador como que dizendo: “quero falar contigo…”. Tentador, e às vezes me entrego à distração. Mas tudo bem, retomar o exercício do foco!
Quanto mais eu pratico e aplico o coaching, mais fica claro que manter o foco é fundamental para o equilíbrio, e também para a saúde.
Quando estiver trabalhando, aplique ao máximo de talento e dedicação. Quando estiver organizando as coisas em casa, faça com a consciência de que esta preparando seu ambiente, seu lugar de viver, e isto é muito bom. Quando estiver passeando, olhe ao redor, perceba, aprecie, experimente. E assim ao comer, ao dançar, ao dormir, ao conversar com alguém…
Sinta o sabor de cada momento e viva-o com intensidade, no presente, mesmo quando este presente for o exercício de planejar o futuro.
Acredito e constato: É uma boa forma de reduzir ansiedade, dar valor aos momentos, e quem sabe até, reduzir a sensação de que o tempo esta voando.
Mariléa Luckow Consultora, Coach